RBT – Registered Behavior Technician

A partir de agora, a Clínica Incentivo oferecerá serviços que ajudam na obtenção do título de RBT, conferido pelo BACB.

O que é o BACB?

O BACB (Behavior Analyst Certification Board – Conselho de Certificação de Analistas do Comportamento – www.bacb.com ) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1998 para atender às necessidades de certificação e definição de quem é o Analista do Comportamento Aplicado.

O BACB tem o importante papel de zelar pela qualidade da prestação de serviços baseados em análise do comportamento aplicada, tanto em termos éticos quanto técnicos. A instituição tem status internacional e está se tornando progressivamente mais presente no Brasil.

Infelizmente, a profissão de analista do comportamento ainda não é regulamentada no Brasil. Existem esforços da ABPMC para que a regulamentação aconteça (www.abpmc.org.br).

O que é um RBT, de acordo com o BACB?

O profissional RBT (Registered Behavior Technician – Técnico Comportamental Registrado) é um profissional que atua sob a supervisão direta de um BCBA-D, BCBA ou BCaBA. O RBT é o principal responsável pela aplicação das estratégias de intervenção planejadas pelo BCBA. O título RBT atesta que o profissional possui qualificação teórica e prática para realizar a aplicação da Terapia ABA. No Brasil, o RBT é o equivalente ao assistente terapêutico (AT). Assim como acontece com o analista do comportamento, no Brasil, por enquanto, não há definição clara de quem é o AT.

Pessoas que têm o título de RBT podem estar confiantes que realizam o trabalho de aplicação com qualidade reconhecida por uma instituição internacional. Além disso, o título pode auxiliar na prospecção de clientes.

Quais são os critérios para obtenção do título de RBT?

Para ser um RBT, a pessoa deve ter mais de 18 anos. Não é exigida formação universitária. Seguem todos os passos para obter o credenciamento (consulte também o site: www.bacb.com/rbt):

Passo 1. Realizar um curso de pelo menos 40 horas que contemple o conteúdo técnico estipulado pelo BACB. O curso deve ser organizado por um BCBA. A Clínica Incentivo oferece este curso;

Passo 2. Ter um supervisor BCBA que lhe oriente em seus casos e que ateste este vínculo de trabalho;

Passo 3. Realizar um teste de competência com um BCBA, no qual o candidato deve demonstrar na prática habilidades de aplicação de estratégias comportamentais. A Clínica Incentivo oferece este teste;

Passo 4. Junto do teste de competência, anexar uma certidão de antecedentes criminais;

Passo 5. Criar uma conta no site do BACB (www.bacb.com);

Passo 6. Anexar os documentos comprobatórios do cumprimento dos Passos 1 a 4 e pagar as taxas de inscrição estabelecidas pelo BACB;

Passo 7. Realizar a prova para a obtenção do título. Atenção:
(1) a prova é administrada pela entidade Pearson VUE, em parceria com o BACB, e não é de responsabilidade da Clínica Incentivo;
(2) no Brasil, o único centro de testes é em São Paulo (segue o link para pesquisa: https://home.pearsonvue.com/bacb)
(3) a prova para RBT, por enquanto, só pode ser realizada em inglês

Como a Clínica Incentivo vai ajudar na obtenção do título de RBT?

A Clínica Incentivo, sob orientação do Dr. Robson Brino Faggiani, BCBA, e seus colegas de trabalho, ofertará:

1. O curso de pelo menos 40 horas com conteúdo estipulado pelo BACB. Atualmente, a Clínica Incentivo está promovendo dois cursos Teórico-Práticos de Aplicação de Terapia ABA. Um desses cursos está ocorrendo em João Pessoa (iniciado em 29 de junho de 2019 e que terminará em 1 de dezembro de 2019) e outro em Recife (iniciado em 6 de julho de 2019 e que terminará em 22 de dezembro de 2019). Os alunos atualmente matriculados nesses cursos, e em todos os cursos posteriores, estarão automaticamente cumprindo o requisito do curso determinado pelo BACB. Para se inscrever no curso clique no link a seguir: Curso Teórico-Prático de Aplicação de Terapia ABA.

Alunos que tenham concluído cursos de aprimoramento ou introdução à Terapia ABA da Clínica Incentivo, ou de outras instituições, terão que realizar um curso extra de 40 horas. Para mais informações sobre este curso: Curso Preparatório para RBT.

2. O teste de competência prática. Esta prova deverá ser contratada à parte aos cursos e só pode ser realizada após o cumprimento do curso descrito no item 1. A Clínica Incentivo também se reserva ao direito de aplicar o teste de competência somente em interessados que passarem por uma prova teórica gratuita. Para mais informações sobre a prova de competência prática: www.clinicaincentivo.com.br/competencia-para-rbt/ .

Como explicado acima, a Clínica Incentivo fornecerá serviços para cumprimento apenas dos Passos 1 e 2 descritos acima. Todos os outros requisitos são de responsabilidade exclusiva do candidato.

ATs contratados pela Clínica Incentivo, ou seja, com vínculo direto com a instituição, contarão com a supervisão direta do BCBA Robson Faggiani, cumprindo também este requisito, descrito no Passo 4.