Consultoria

Aqui na Clínica Incentivo realizamos o trabalho de Consultoria em Terapia ABA. As intervenções ocorrem na nossa sede, em João Pessoa.

O objetivo da Consultoria é avaliar, desenvolver um Plano de Intervenção Individualizada (PII) e acompanhar à distância o atendimento de pessoas com Desenvolvimento Atípico. Para que o plano de ensino seja efetivo, uma equipe local é treinada tanto na parte teórica como na realização prática da Terapia ABA. A equipe de aplicadores é geralmente formada por profissionais das áreas de educação e saúde, mas não é incomum que os pais sejam os aplicadores da terapia. A família deve procurar e montar a equipe, podendo contar com a ajuda dos supervisores da clínica quando possível.

Durante a avaliação são identificadas as habilidades que o cliente já possui e as que ele precisa aprender nas áreas social, de linguagem, de brincadeira e de independência funcional. Também faz parte da avaliação a identificação de possíveis comportamentos inadequados que podem atrapalhar a aprendizagem e a inclusão social. Além disso, são realizadas observações do comportamento do cliente na escola a fim de verificar o processo de inclusão. Com base na avaliação, é desenvolvido um Plano de Intervenção Individualizado (PII) que descreve quais habilidades devem ser ensinadas e estratégias para ensiná-las. Quando necessário, o PII ainda contém planos para solucionar comportamentos-problema. 

Depois da avaliação, tem início o procedimento de intervenção. A criança, em geral, realiza Terapia ABA por 10 horas semanais, sendo que 2 dessas horas ocorrem na Clínica Incentivo, com a criança e a pessoa que aplica a intervenção.