Teste de Competência para RBT

A Clínica Incentivo oferece o teste de competência prática para RBT, um dos critérios estipulados pelo BACB para obtenção do título de Técnico Comportamental Registrado. O teste de competência não é suficiente para que o candidato faça a prova do BACB. É preciso ter um supervisor com títulação de BCBA, algo que a Clínica Incentivo só oferecerá para ATs com contratos diretos com a clínica. Saiba mais sobre o que é o RBT e os critérios para credenciamento em: www.clinicaincentivo.com.br/rbt.

O teste será supervisionado pelo BCBA Robson Faggiani, e será aplicado por ele e a equipe da Clínica Incentivo. Todo o processo descrito abaixo está de acordo com as exigências estipuladas pelo BACB.

Requisitos para a realização do teste de competência

Antes de realizar o teste, o candidato deve:

  1. Concluir um curso que abranja a lista de tarefas para o RBT determinadas pelo BACB. A Clínica Incentivo oferece esse curso. Clique para saber mais: Curso Teórico-Prático de Aplicação de Terapia ABA. Caso você já tenha realizado este curso anteriormente, e ele tenha sido iniciado antes de maio de 2019, você pode fazer o seguinte curso: Curso Preparatório para RBT;
  2. Realizar uma prova teórica eliminatória gratuita promovida pela Clínica Incentivo. Deve-se ficar claro que esta prova é uma exigência específica da Clínica Incentivo, não sendo requisitada pelo BACB. A prova terá 30 questões de múltipla escolha e será baseada na Lista de Tarefas para o RBT divulgada pelo BACB (aqui a lista em português, e aqui a lista atualizada em inglês). O teste prático de competência será agendado somente para os candidatos que obtiverem nota pelo menos 8 na prova teórica;
  3. Estar atendendo uma ou mais crianças com TEA;
  4. O BACB exige que o teste não seja realizado a mais de 90 dias antes da inscrição para o credenciamento para obtenção do RBT.

Como será o teste?

O teste de Competência realizado pela Clínica Incentivo segue as normas do BACB. O conteúdo da avaliação e os critérios de aplicação podem ser lidos em português neste link. Caso prefira, você pode ler os critérios completos em inglês neste link.

O candidato será avaliado de três modos: por meio de entrevista, de ensaio ao vivo (com o avaliador interpretando uma criança com TEA), e da análise de vídeos do candidato com seu(s) cliente(s).

Abaixo, seguem descrições específicas de quais habilidades serão analisadas em cada um dos três modos de avaliação. Ao lado das descrições, está identificado o número de cada uma das 22 tarefas a serem avaliadas, de acordo com a lista em inglês mencionada, e com link, acima.

VÍDEOS DO CANDIDATO COM CLIENTE(S)
O candidato deve enviar vídeos com os conteúdos descritos abaixo. Cada vídeo deve ter no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos. Todos os vídeos devem retratar interações entre o candidato e um cliente:

1. Condução de uma avaliação de preferência (Task 4);
2. Realização de tentativas discretas (Task 6) de discriminação auditivo-visual ou emparelhamento de estímulos idênticos (Task 10), na qual devem ser exibidas (a) retirada de dicas físicas e por tempo (Tasks 11 and 12), (b) utilização de economia de fichas (Task 13);
3. Aplicação de Ensino Naturalístico (Task 7) – este vídeo pode ter até 10 min;
4. Implementação de FCT, DRA, DRO, ou DRI (Task 16);

Atenção: serão aceitos somente vídeos acompanhados de uma autorização clara dos responsáveis pela criança, na qual eles afirmam entender que os vídeos têm função avaliativa e que será exibido apenas para profissionais da Clínica Incentivo para este fim.

ENSAIO COM INTERPRETAÇÃO
O avaliador interpretará uma criança e requisitará que o candidato demonstre habilidades específicas. Também serão requisitadas tarefas que independem da participação de uma criança.

1. Realização de uma medida contínua referente a um vídeo de 5 minutos que será exibido (Task 1);
2. Realização de uma medida descontínua referente a um vídeo de 5 minutos que será exibido (Task 2);
3. Criação de um gráfico de linhas com os dados que serão fornecidos (Task 3);
4. Descrição de contingências, no modelo ABC, de um vídeo que será exibido (Task 5);
5. Demonstração, com interpretação, de um procedimento de encadeamento (Task 8);
6. Demonstração, com interpretação, de um procedimento de modelagem de topografia vocal (Task 9);
7. Implementação, com interpretação, um procedimento de manejo de crise, de acordo com protocolo que será disponibilizado (Task 14);
8. Realização, com demonstração, de um procedimento de modificação de estímulos antecedentes ou operação motivadora, para controle de comportamento-problema (Task 15);
9. Execução de um procedimento de extinção, com interpretação (Task 17).

ENTREVISTA TÉCNICA
O avaliador fará uma entrevista para avaliar o conhecimento do candidato:

1. Realização de notas da sessão, que deverão ser realizadas em função do vídeo descrito no item 2 (Task 18);
2. Fornecimento de exemplos de como manter a dignidade do cliente (Task 19);
3. Fornecimento de exemplos de como manter limites profissionais (Task 20);
4. Descrição das diretrizes de supervisão para o RBT estipulados pelo BACB (Task 21);
5. Descrição de pelo menos uma situação na qual o RBT deveria procurar ajuda de um BCBA (Task 22).

Investimento e Regras

O processo de avaliação tem um custo de X reais, e pode ser pago em até 6x (taxas adicionais do cartão ou da EventBrite não de responsabilidade da Clínica Incentivo). O link para inscrição será enviado para cada candidato após cumprimento dos critério descritos acima. A marcação da data do exame fica condicionada à demonstração de pagamento.

Caso o candidato falhe em alguma das tarefas avaliadas, receberá feedback sobre os erros e poderá repetir o teste em outra data. Se houver 3 falhas, um novo teste de competência deve ser contratado.