Capacitação para Equipes de Educação

Realizar a inclusão escolar de modo competente está se tornando uma necessidade cada vez maior. Infelizmente, os cursos de Psicologia, Pedagogia e afins têm poucas disciplinas que ensinam a lidar com pessoas com necessidades educacionais inclusivas.

Pensando na qualificação de equipes profissionais escolares e no serviço final que será oferecido às crianças, a Clínica Incentivo criou um sistema de treinamento personalizado, composto por diferentes estratégias que podem ser combinadas de acordo com a demanda da equipe (e da escola).

O principal objetivo é que as instituições escolares possam ter mais autonomia em seu planejamento e tomada de decisões em relação à inclusão escolar.

.

1. CURSO PERSONALIZADO

Nós entendemos que cada escola tem demandas particulares e, consequentemente, necessita de conhecimentos específicos para a sua realidade. Por isso, oferecemos a possibilidade de montar cursos personalizados, com carga horária, público-alvo e conteúdos definidos pela escola em conjunto com a Clínica Incentivo. Abaixo, seguem possíveis temas que podem ser lecionados; a lista, no entanto, não é exaustiva e outros conteúdos podem ser lecionados.

POSSÍVEIS TEMAS

  • Definição de inclusão escolar
  • Legislação sobre inclusão
  • Desafios e tendências da inclusão
  • Princípios de ensino da Análise do Comportamento
  • Contribuições da análise do comportamento para a inclusão
  • Papel do mediador
  • Plano Educacional Individualizado (PEI)
  • Estratégias de ensino: adaptação curricular e de material
  • Como incentivar a participação dos colegas
  • Estratégias visuais para crianças com TEA
  • Oficina de construção de materiais de ensino
  • Avaliação e redução de comportamentos desafiadores

.

2. CONSULTORIA PARA ALUNOS

Neste tipo de consultoria, a Clínica Incentivo auxilia a escola a fazer a inclusão escolar de alunos individualmente. Durante a consultoria, avalia-se o comportamento da criança; desenvolve-se um Plano Educacional Individualizado que apresente objetivos e estratégias nas áreas pedagógica, social, de linguagem e de autocuidado; treina-se a equipe na execução do plano; e cria-se um sistema de acompanhamento do PEI. Todo o processo é conduzido em parceria com a escola, e com respeito aos seus valores, metas e código de ética.

É recomendado que a consultoria seja repetida periodicamente para que o trabalho seja mantido e ampliado.

.

3. CONSULTORIA PARA ESCOLAS

Este serviço tem o objetivo de ensinar todo o necessário para fazer a inclusão escolar de acordo com as diretrizes da Análise do Comportamento Aplicada. A consultoria inclui todos os tópicos do curso listado acima, bem como o acompanhamento de algumas crianças como exemplo de inclusão. Além disso, a Clínica Incentivo continuará dando suporte à instituição até que a excelência em inclusão seja obtida.

.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Psic. Dr. Robson Faggiani (CRP 13/8413). BCBA: 1-18-33137 – Supervisor

Psicólogo. Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Desde 2006 trabalha como Terapeuta ABA e desde 2009 como Consultor ABA. Possui Certificação Internacional em Análise do Comportamento Aplicada (BCBA®). É Sócio e Diretor da Clínica Incentivo.

.

Psic. Espec. Suyla Neves – CRP 13/7476

Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro do Autismo. Possui Curso de Estratégias para Inclusão Escolar de Alunos com TEA e Curso Básico de PECS. Possui experiência em Análise do Comportamento Aplicada, e trabalha com intervenção ABA com crianças e adolescentes com atrasos do desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à inclusão escolar.

.

Carga horária e investimento

Os custos e carga horária variam de acordo com a demanda da escola. Entrem em nossa página de contato. Ou enviem e-mail para clinicaincentivo@gmail.com