ABA 40°: Curso Intensivo Teórico-Prático de 40 horas de Aplicação ABA

Olá, aqui você encontra informações sobre o Treinamento Técnico Intensivo em ABA – Formação de Aplicadores.

1. Objetivos e Características do Curso:

Os objetivos do curso são ensinar princípios fundamentais da Terapia ABA e apresentar estratégias de intervenção que permitam ao aluno aplicar a intervenção ABA com efetividade, ética e qualidade, por meio de aulas teóricas e práticas.

O curso forma ATs (Assistentes Terapêuticos, ou Aplicadores), profissionais que realizam a aplicação dos procedimentos da Terapia ABA sob orientação de supervisores. A carga horária de 40 horas e o conteúdo do curso são baseados na Lista de Tarefas estipulada pelo BACB (Behavior Analyst Certifcation Board) para uma formação técnica de qualidade do AT (RBT).

2. Professores:

Psic. Dr. Robson Faggiani (CRP 13/8413), BCBA-D: 1-18-33137: Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. O Prof Robson realiza consultoria em Terapia ABA desde 2009 e é Diretor da Clínica Incentivo. Possui Certificação em Análise do Comportamento Aplicada com Doutorado – BCBA-D.

Psic. Me Arlene Amorim (CRP 13/7189): Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo. Possui: formação em terapia ABA, especialização em Avaliação Psicológica e Curso Básico de PECS. Possui experiência em Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno do Espectro Autista, Intervenção precoce e Desenvolvimento de repertórios pré-requisito e verbais em crianças com TEA.

Psic. Espec. Luiz Kennedy (CRP 13/9162): Psicólogo pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO) e especialista em Saúde da Família pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faiara (CEPS) e está cursando especialização em Terapia ABA. Tem experiência em atendimento a pessoas Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), realizando supervisões e orientações com pais/responsáveis.

3. Público Alvo: 

Estudantes e Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

4. Carga Horária Total:

A cara horária total é de 40 horas, início em 06/07/2020 à 10/07/2020.

Horário: das 08h às 17h.

5. Conteúdo-Programático:

  • A. Conceitos Básicos
    A-1 Introdução à Análise do Comportamento Aplicada.
    A-2 Behaviorismo Radical.
    A-3 Contingência de Reforçamento: Operação Motivadora, Controle de Estímulos, Reforçamento.
  • B. Mensuração
    B-1 Preparar-se para a coleta de dados.
    B-2 Implementar procedimentos de mensuração contínua (por exemplo, frequência, duração).
    B-3 Implementar procedimentos de mensuração descontínuos (por exemplo, intervalo parcial e total, amostragem de tempo momentânea).
    B-4 Implementar procedimentos de gravação de produto permanente.
    B-5 Digitar os dados e atualize os gráficos.
    B-6 Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis ​​e mensuráveis.
  • C. Avaliação
    C-1 Realizar avaliações de preferências.
    C-2 Auxiliar nos procedimentos de avaliação individualizados (por exemplo, habilidades sociais, de desenvolvimento e baseadas no currículo).
    C-3 Auxiliar nos procedimentos de avaliação funcional.
  • D. Aquisição de habilidades
    D-1 Identificar os componentes essenciais de um plano de aquisição de habilidades por escrito.
    D-2 Preparar-se para a sessão, conforme exigido pelo plano de aquisição de habilidades.
    D-3 Usar contingências de reforço (por exemplo, reforço condicionado / não condicionado, esquemas de reforçamento contínuos / intermitentes).
    D-4 Implementar procedimentos de ensino de tentativas discretas.
    D-5 Implementar procedimentos de ensino naturalísticos (por exemplo, ensino incidental).
    D-6 Implementar procedimentos de encadeamento de tarefas.
    D-7 Implementar treinamento de discriminação.
    D-8 Implementar procedimentos de transferência de controle de estímulos.
    D-9 Implementar procedimentos de dicas e retirada de dicas.
    D-10 Implementar procedimentos de generalização e manutenção.
    D-11 Implementar procedimentos de modelagem.
    D-12 Implementar procedimentos de economia de de fichas.
  • E. Redução de Comportamento
    E-1 Identificar componentes essenciais de um plano escrito de redução de comportamento.
    E-2 Descrever as funções comuns do comportamento.
    E-3 Implementar intervenções baseadas na modificação de antecedentes, como operações motivadoras e estímulos discriminativos.
    E-4 Implementar procedimentos de reforço diferencial (por exemplo, DRA, DRO).
    E-5 Implementar procedimentos de extinção.
    E-6 Implementar procedimentos de crise / emergência de acordo com o protocolo.

6. Local

A definir.

7. Certificado

Ao fim do curso, será emitido um certificado para os alunos que tiverem 75% de presença.

8. Investimento e Matrícula

Para ingressar no Curso você deve…

Realizar a inscrição no site da EventBrite e o pagamento do curso. Este é o link para inscrição.

Valor: R$ 1.800,00 (em até 12 vezes no cartão de crédito pela plataforma EventBrite **).

** a cobrança de taxas no cartão está relacionada às características do seu banco, e taxas da EventBrite, não sendo responsabilidade da Clínica Incentivo.

O material de estudo e o coffee break estão incluídos no pagamento.

9. Política de Cancelamento

Serão devolvidos os valores pagos de acordo com os seguintes critérios:

  • 30 dias antecedentes ao curso: devolução de 100% do valor pago, subtraindo-se o valor da reserva de vaga;
  • Devolução total do pagamento caso a Clínica Incentivo cancele o curso por algum motivo.